sexta-feira, 23 de abril de 2010

Marketing do inter: uma bobagem atrás da outra!

Este post será longo! abaixo o texto do Wianey Carlet e minha opinião sobre o caso do mascote, e mais abaixo ainda a outra sobre a musa do Inter! Uma porcaria atrás da outra:

Lúcia Bastos, sócia colorada, levantou o debate: o Inter estaria, silenciosamente, substituindo seu símbolo histórico, Saci, pelo Macaquinho Escurinho. O torcenauta colorado, Douglas Ricardi, coloca mais lenha nesta fogueira. Leiam:

“Prezado Wianey, preste atenção nesta matéria do site globo.com:
Onde está o Saci???

Trecho da matéria:
“Os times campeões brasileiros que estão representados no desafio são: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, São Paulo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Guarani, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional, Grêmio e Atlético-PR.”

Pois o Inter NÃO está representado no desafio, porque o representante do Inter é o SACI!!!

Se o macaco era só para projetos sociais e relacionados ao público infantil, então o que ele está fazendo neste “desafio” global?

Isto é um desrespeito com o Clube e sua história, primeiramente, e com o torcedor colorado, não achas?!

Seria interessante vocês da imprensa reforçarem perante os dirigentes esta nossa insatisfação sobre este tema, já que não temos o microfone nem as páginas de jornais para fazê-lo. Já mandei, junto com alguns amigos, vários e-mail para a ouvidoria do Inter reclamando disto, mas parece que a ouvidoria não ouve e não funciona.

Abraço,

Douglas Ricalde”

Em respopsta aos questionamentos da Lúcia e, agora, também do Douglas, Jorge Avancini, Vice-Presidente de Marketing do Inter, enviou a seguinte explicação:

“Prezado Wianey,

Em resposta aos questionamentos e duvidas levantadas pela nossa torcedora Lúcia, em sua colona de hoje na ZH, segue o racional do sobre personagem Escurinho, mascote dos projetos sociais do clube,

O Saci continua sendo o mascote oficial do clube, estamos tentando resgatá-lo, pois a nova geração, acostumados aos desenhos japoneses e americanos, desconhece o Saci e sua importância em nosso folclore.

O Escurinho, não é o novo mascote do clube, sim o mascote dos projetos sociais, que foi escolhido numa enquete pelas mais de 600 crianças atendidas por nós, onde apresentamos varias alternativas de personagens inclusive o Saci.

Outro ponto, o Saci hoje tem rejeição por parte das crianças,pelo fato de não ter uma perna, isso é visto como perdedor e por fumar cachimbo, além de ser politicamente incorreto as crianças estão associando este ato ao ato de fumar Crack. Se observares onde temos usado o Saci ele já aparece sem o cachimbo.

Com o Escurinho e a chegada, num futuro próximo, de toda a sua turma, o Saci estará sendo incorporado a este contexto, dando assim visibilidade ao mesmo e adequação a nova realidade e a evolução dos tempos.

Outro ponto que nos prejudica com o Saci, é que o fato de não ter uma perna, limita em muito a mobilidade e agilidade do boneco em ações de campo e ações promocionais, fato esse que nos coloca em desvantagem quando comparado com outros personagens.

Qualquer coisa estou a disposição,

Atenciosamente,

Jorge A. Avancini

Diretor Executivo de Marketing do Sport Club Internacional”.

Aí está um debate que não vai acabar, tão cedo. Particularmente, nunca imaginei que as crianças, atualmente, rejeitam o Saci por ter uma perna só e por fumar cachimbo. Acho um exagero linkar o inofensico cachimbo do simpático Saci com o crack, enfim. Imaginem se alguém resolver suprimir o charuto nas fotos de Winston Churchil. Este assunto não pode ser resolvido, apenas, pelos dirigentes. Só terá legitimidade se houver um grande debate entre os colorados. Além disso, se as crianças de hoje não conhecem a históriam do Saci, por que não resgatá-la através de publicações e outros meios disponíveis? Quanto ao problema de mobilidade dos “bonecos humanos”, limitada pela única perna do Saci, juro que não tenho a menor ideia de como resolver. Tenham cuidado, entretanto, com a possibilidade de que se imponha o preconceito contra quem tem alguma imperfeição física.

Minha opinião: inacreditável que o Marketing do Internacional tenha dado uma resposta como essa, sou publicitário, mas não é necessário trabalhar com marketing para que se saiba que atualmente no mundo se está dando oportunidades para pessoas portadoras de deficiências. Por exemplo, na novela das 21h, na Globo uma das personagens principais convive com essa situação e as pessoas não gostam menos dela. Uma vergonha esse tipo de resposta, pois ao mesmo tempo mostra preconceito. Se o personagem tem problema de mobilidade isso pode ser uma oportunidade de marketing, mostrando que o Inter está preparado para receber torcedores que convivem com a mesma deficiência que nosso símbolo, o Saci. Pouco faltou o diretor de marketing falar que não pode devido ao fato do saci ser negro! Se as crianças desconhecem a história do Saci, um dos personagens brasileiros mais queridos, é função do marketing ensiná-los, não ir trocando o símbolo de forma com que as pessoas não percebam.

________________________________________

O Inter anunciou nesta sexta a desclassificação de Ana Paula Santos como candidata colorada para o concurso Musa do Gauchão 2010. O motivo foi a descoberta de que a garota havia participado do concurso para se tornar a representante do arquirrival Grêmio na competição. O Clube da Bolinha destacou o fato nesta quinta.

"Não tendo sido escolhida, entrou em contato conosco, apresentou-se como fervorosa torcedora colorada e manifestou o desejo de concorrer pelo clube", diz comunicado assinado pelo diretor de marketing do clube, Jorge Avancini.

No texto, Avancini admite o erro do clube em ter escolhido Ana Paula. Porém, lembra que, além de se dizer colorada, a candidata havia omitido o sobrenome Consorte.

"Este procedimento não justifica o erro do departamento de Marketing na seleção da nossa representante, mas deixa claro que a candidata sonegou informações relevantes."

A carta ainda apresenta a "belíssima" Rafaela Ribeiro, de Novo Hamburgo, como a candidata. Avancini garante:

"Desta vez, nos certificamos por todos os meios de que, de fato, ela é colorada de sangue, alma e coração."
Rafaela Ribeiro é a nova musa do Inter





Família de Ana Paula cogita entrar na Justiça contra o Inter

A mãe de Ana Paula Consorte dos Santos, Rose Consorte dos Santos, deve ir ao Beira-Rio na tarde desta sexta, acompanhada da filha, para pedir explicações ao Inter. A mãe diz que a nota divulgada pelo clube não está correta, pois a concorrente se apresentou com o nome completo. O site do Colorado também chegou a divulgar o Consorte no nome de Ana Paula.

– A nota do Inter não está correta. Não foi omitido o nome, ela se apresentou Ana Paula Consorte dos Santos. Ela foi indicada pelo clube. Tenho telefonemas e e-mails do marketing, dizendo que ela estaria classificada – declarou Rose ao clicEsportes.

Ana Paula não chegou a falar que havia concorrido pelo Grêmio, mas também não foi questionada. Segundo a mãe, as fotos dela disputando pelo Tricolor foram divulgadas e não tinha como o Inter não saber.

– Ela quer ir lá no Inter porque em nenhum momento omitiu isso. Isso fica chato para ela, porque já participou de outros concursos. É a imagem da minha filha que está em jogo – justificou.

Rose disse ainda que o regulamento do Musa do Gauchão não diz que uma menina não possa concorrer por mais de um clube. Conforme a mãe, Ana Paula é colorada, mas ela não viu problema em disputar pelo Grêmio também, pois o irmão e o pai torcem para o time do Olímpico.
Fonte: ClicRBS

0 comentários:

Postar um comentário

 

Internacional - Campeão de tudo! Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template