domingo, 13 de dezembro de 2009

O MAIOR JOGADOR DE FUTEBOL

Olá, pessoal. Estou na correria de final de ano, mas dei uma olhada no Blog do Internacional - Campeão de Tudo e li o comentário do Julio sobre os craques colorados.

Concordo com o que ele falou sobre o Paulo Roberto Falcão, como o maior jogador do Inter de todos os tempos. E até digo mais: Falcão foi o maior jogador de todos os tempos, superando Pelé.

Sim, porque o que o Falcão fez foi superior ao Pelé. Não que o Pelé não tenha sido um grande jogador de futebol, mas é que na equipe do Santos dos anos 60 Pelé jogou com outros grandes jogadores como Coutinho, grande dupla de ataque do Peixe. Fora grandes outros jogadores de meio de campo (Clodoaldo e Edu, só pra citar dois). Ai fica mais fácil de jogar.

O Inter de Falcão tinha também grandes jogadores, mas é o Falcão estava acima da média, e o ápice do seu futebol foi em 1979, com grandes jogadas iniciadas por seus pés e muitas vezes finalizadas por ele - Atlético/MG e Palmeiras que o digam. Sentiram a genialidade de um mestre do futebol nas quartas e semi-finais de 79.

E em 23 de dezembro de 1979, o grande Rei de Roma fez o segundo gol num belo chute quase fora da grande área, decretando a vitória colorada sobre o Vasco de 2X1 em pleno Beira-Rio. A torcida colorada dos anos 70 teve o privilégio de ver o maior jogador em campo, desfilando garra e técnica nunca mais vista em nenhum lugar do planeta.

Pelé em uma entrevista para a revista Placar dos anos 80 (não lembro o ano nem a edição, precisamente, até porque a minha memória não está tão boa assim, mas li esta entrevista, com certeza!) foi enfático: o único jogador que poderia substituir a figura de Pelé em campo era Paulo Roberto Falcão.

Mas Pelé estava enganado: Falcão não apenas o superou como demonstra sua elegância até hoje fora de campo com comentários precisos sobre todos os times.

Ah, e Pelé nunca foi campeão do Campeonato Brasileiro Invicto.

Apenas o Rei de Roma e seus comandados de 79 podem dizer isso. Um dia talvez venham a igualar este feito. Mas o primeiro a fazer isso foi o grande Inter.

Inter, maior e melhor! Ontem, Hoje e Sempre!


0 comentários:

Postar um comentário

 

Internacional - Campeão de tudo! Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template